Descubra como fazer uma horta na cozinha


Por que ter uma horta na cozinha ?

Mesmo que passamos um bom tempo decorando e achando o modelo perfeito para nossa cozinha, é sempre bom dar aquela inovada e trazer mais cores para esse lugar onde passamos tanto tempo, ter uma horta na cozinha é ideal para deixar a cozinha com mais cores, dar mais vida para a cozinha além de que você vai estar ajudando o meio ambiente se usar garrafas PET por exemplo (adquira o hábito de reciclar !). E uma das maiores vantagens, você poderá ter alimentos orgânicos cultivados por você mesmo na sua cozinha, pronto para usa-los na sua alimentação. Nesse post mostraremos o passo-a-passo para você mesmo fazer sua horta, que pode ser usada na cozinha ou também em qualquer outro lugar da sua casa.

Como fazer uma horta na cozinha ou numa casa que é pequena ?

Primeiramente, a primeira coisa que você deve escolher quando for fazer sua horta é o recipiente onde você vai plantar, temos 5 principais recipientes para fazer uma horta:

  • Vasos 
  • Latas
  • Canecas
  • Caixas
  • Garrafas PET

Vou colocar algumas imagens para você ter uma noção de como ficará cada um deles

Horta na cozinha

Horta na caixa

 

Horta na cozinha

Horta na caneca

 

Horta na cozinha

Horta na lata

 

 

Horta na cozinha

Horta no vazo

 

Fora a garrafa PET, todos os outros recipientes não tem segredo para se fazer uma horta, é simplesmente limpar eles e continuar o processo, a garrafa PET, que é muito utilizada em hortas verticais precisa de alguns ajustes antes de estar pronta para o uso, vamos explicar como prepara-la.

Preparando a garrada PET

Se você optou por garrafas PET para sua horta parabéns ! está ajudando na reciclagem de um material que demora cerca de 400 anos para de decompor ! se você optou por outro recipiente ignore esta parte e siga adiante.

Para a PET você precisará de:

  • 1 Garrafa PET de 2 litros
  • Barbante (ou arame)
  • Tesoura
  • Duas arruelas caso você opte por arame
  • Um prego ou furadeira

Passo-a-passo:

Primeiro corte a garrafa PET como na figura abaixo:

Horta na cozinha com PET

 

Depois, com um prego ou furadeira, faça 4 furos na garrafa, dois perto da tampa e dois no fundo para passar o barbante (como na figura acima), faça também um outro furo no fundo da garrafa para escoar a água que será usada para regar a muda.

Para a garrafa ficar suspensa, faça nós no barbante na parte debaixo da PET, e se utilizar arames, faça um nó com as arruelas embaixo, conforme mostram as duas figuras abaixo:

Horta vertical Horta vertical

Finalizamos aqui a parte da PET, esse tutorial de como fazer hortas com PET pode ser encontrado completo no site http://www.rosenbaum.com.br/blog/rosenbaum-responde-ldl-48-horta-vertical/ , (as imagens acima foram retiradas do site).

 

Descubra quanto custa uma cozinha americana

 

Depois de ter preparado seu recipiente, ter limpado ele (procure não usar produtos fortes, use somente água) e ele estiver pronto para uso, você precisará da terra, recomendo uma com adubo por ter mais nutrientes e a planta se desenvolver melhor. Então você pode decidir se prefere semente ou muda para plantar, a semente geralmente possui as instruções no seu pacote e a muda o ideal é você pesquisar como cuidar da muda que você plantar, mas afinal, o que posso plantar numa horta na cozinha ?

O que plantar ?

Você achou recipientes bonitos, furou o fundo deles, preparou a garrafa PET, e achou um lugar bem legal pra colocar na sua cozinha, na janela, ou em algum canto que estava bem vazio. Mas eai, o que podemos plantar nessas pequenas hortas ?

Numa horta pequena na sua casa, você pode plantar desde vegetais, temperos, até ervas medicinais. Nessas hortas você deve cultivar plantas que tenham raízes curtas, você pode plantar: Morango,salsa, coentro, alface, pimentão, tomate-cereja, couve-folha, rúcula, alecrim, salvia, orégano, manjericão, calêndula, entre outros. Se você quer fazer uma horta num local com pouca luz, são recomendados plantar: cebolinha, hortelã, capuchinha, somilho, salsa entre outros. A ideia é plantar algo que não tenha raízes grandes pois as hortas na cozinha ou dentro de casas pequenas geralmente são pequenas .

Como cuidar ?

Depois de ter preparado o recipiente e plantado, agora você precisa cuidar bem das suas mudas/sementes, para que elas cresçam bem e deem bons resultados. Como a maioria das pessoas que utilizam hortas nas cozinhas ou em casa plantam temperos vou dar aqui algumas dicas de como cuidar de hortas de tempero. Vamos lá:

Para uma horta de tempero é necessário:

  • Pelo menos 2 horas de sol no dia
  • Regar todos os dias, uma vez pela manhã e outra no final da tarde (nunca regar quando estiver muito sol).
  • A água depende do tamanho do recipiente, se for muito grande precisará de um pouco mais de água
  • Adubação à cada 30 dias, e de preferencia com adubo orgânico já que os temperos vão ser consumidos
  • Não plantar mais de uma erva no mesmo recipiente
  • Retirar eventuais ervas daninhas que crescerem

Uma outra opção para dar mais vida à cozinha é plantar morango nas suas hortas, aqui vão algumas dicas para o plantio do morango:

  • A irrigação deve ser constante (pode ser um sistema de gotejamento)
  • Ter um bom sistema de drenagem (furos no vaso), para evitar a putrefação
  • Utilizar adubo orgânico (como o esterco)
  • Não deixar que os morangos toquem no solo para evitar que apodreçam ou sejam atacados por insetos
  • Durante meses frios, tome cuidado redobrado com os morangos, cuidado com as geadas e se possível cubra os morangos com palha

Onde colocar a horta ?

Aqui você pode usar sua criatividade e imaginação, pode colocar em algum lugar na cozinha que estava meio vazio, em alguma janela, pode até instalar prateleiras só pra colocar suas hortas, aqui vão algumas sugestões

Horta na vertical Horta na cozinha Horta na vertical Horta na cozinha Horta na cozinha Horta na cozinha

Gostou do post ? confira mais dicas no facebook do site https://www.facebook.com/cozinhaamericanapequena/, comente sua opinião ou deixe alguma dica !

 

Comments

comments

 

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published