Como organizar uma Cozinha Americana Pequena


Por que organizar sua cozinha americana pequena ?

Como discutimos nos posts Como fazer um cozinha americana pequena e Como decorar uma cozinha americana pequena. A grande vantagem de uma cozinha americana é sua praticidade por ser pequena, porém como ela é simples de se cuidar (não tomando mais de 2 horas para limpar e organizar), podemos acabar deixando a organização da cozinha de lado, e quando percebemos, no final da semana, ela está um caos, desorganizada e suja. Como essa desorganização vai se acumulando durante a semana, no final de semana, que geralmente é quando recebemos visitas, fica tudo muito corrido, você precisa limpar, organizar e ainda cozinhar. Por isso nesse guia vamos explicar como organizar uma cozinha americana pequena, para que você crie o hábito de mante-la sempre organizada, fazendo poucas coisas constantemente, ao invés de fazer tudo num só dia.

organizar uma cozinha americana pequena

Como organizar uma Cozinha Americana Pequena ?

Algumas atividades chaves são necessárias para manter uma cozinha organizada, essas atividades são os pilares não só para organizar uma cozinha americana, mas qualquer cozinha, os pilares são: louça, armários, comida e organização constante. Tendo controle desses 4 itens, conseguimos ter uma cozinha organizada e agradável; agora vamos nos aprofundar em cada um deles.

Louça

De nada adianta você ficar um sábado inteiro lavando a louça na sua cozinha para então segunda-feira ela já estar caótica novamente. Portanto é muito importante não deixar acumular a louça, mas não só isso, também é importante organizar a louça, para que na hora de lava-la fique mais fácil de manusear as coisas e limpar tudo. Essa questão é chave, quando você cria o hábito (algo que falaremos mais à frente) de lavar a louça quando ainda se tem pouca, vai te poupar um enorme tempo. Quanto mais postergar em lavar a louça, mais tempo você vai perder depois para lavar, além de que lavar pouca louça é bem melhor que encarar uma pia cheia de pratos num sábado.

louça suja

Armários

Apesar de muitas vezes serem usados para esconder a desorganização da cozinha, a boa organização dos armários também é essencial para uma cozinha agradável. Uma vez a cada um ou dois meses procure tirar tudo do armário para então organizar ele de novo, pois mesmo que nós tenhamos o maior cuidado do mundo com armários, eles sempre vão ficar desorganizados uma hora ou outra. Então na hora de achar aquela forma ou aquele prato bonito para visitas você acaba ficando perdido e não sabe onde está nada.

armario organizad

Comida

Esse é um aspecto muito importante e crítico, principalmente numa cozinha americana. Como uma cozinha americana é pequena, se você deixa comida acumulada na pia ou no balcão, logo o cheiro se espalha pela casa, além de atrair formigas (e você realmente não quer esse tipo de problema). Portanto, se tem algum alimento com cheiro forte, ou consuma ele logo, ou deixe na geladeira (de preferencia pouco tempo para a geladeira também não pegar o cheiro).

Organização constante

No final das constas, vendo todos esses aspectos importantes, chegamos a conclusão que para ter uma cozinha organizada é preciso trabalhar pouco, mas constantemente nesses itens, é muito importante não deixar acumular louça numa cozinha americana, assim como organizar sempre os armários e o mais importante de tudo, não deixar comida na pia. Mas para obter essa constância precisamos criar hábitos para cada um desses itens.

cozinha limpa

Hábitos para ter uma cozinha organizada

Organizar uma cozinha americana pequena e mante-la uma cozinha organizada e limpa é maravilhoso, você pode até fazer tudo isso que escrevi acima em um dia sentir-se realizado. Porém é muito provável que com o tempo isso acabe ficando mais chato, mais cansativo, e a cozinha acaba ficando desorganizada novamente, por isso é muito importante construir hábitos de organização, um livro que recomendo quando o assunto é hábito, é o “O poder do Hábito” de Charles Duhigg, que te ajuda a ter uma base para modificar hábitos em cada área da sua vida.

Agora voltando a falar de cozinha, creio que o hábito mais difícil de se adquirir é lavar a louça constantemente, sempre deixamos para outra hora e quando vamos lavar, vemos que a pia está lotada e ficamos mais desmotivados para lavar tudo. O segredo aqui é pensar que se você não lavar a louça imediatamente após seu uso, você irá estar juntando uma pilha de louça que posteriormente será mais difícil de lavar, além de deixar a cozinha feia tanto para você quanto para visitas. Crie esse pensamento e pense o quanto você se sentirá desconfortável lavando aquele montante de louça se não o fizer agora enquanto tem poucos pratos e copos na pia.

Quando a questão são os armários isso se torna mais tranquilo, pois não é algo que você terá de fazer sempre, e sim as vezes, uma vez a cada dois meses por exemplo. Já com a comida, geralmente aprendemos com situações desagradáveis a não deixar mais comida na pia ou no balcão. Quem nunca chegou em casa com um cheiro de comida podre que você esqueceu de jogar fora. Então esse hábito acaba sendo o mais fácil de adquirir, é só você pensar que se deixar pra jogar a comida fora só depois, ela começara a feder, espalhando o cheiro pela casa, além de atrair formigas.

O grande segredo para organizar uma cozinha americana pequena é não deixar nada se acumular na cozinha, fazendo pouco cada dia, desse modo, conseguimos mais tempo para nós mesmos e não gastamos horas e horas, que poderiam estar sendo produtivas, lavando louça e organizando a cozinha americana.

Comments

comments

 

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published